Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Arnold Schönberg.

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra: 


No programa de hoje, você vai recordar – se já conhece – ou então descobrir uma obra e uma interpretação modelares. Estou falando do quinteto de sopros, opus 26, de Arnold Schoenberg, e da gravação do Quinteto de Sopros de Viena, de 1977.

Elas integram um generoso lançamento de 18 CDs da Deutsche Grammophon que traz, remasterizados, praticamente tudo que o Octeto de sopros de Viena e do quinteto Solistas de Viena. Na primeira fase, foi liderado pelo clarinetista Alfred Boskovsky, que, a partir de 1972 renomeou o grupo como Novo Octeto de Viena, formado por músicos da Filarmônica de Viena. Brilharam por mais de duas décadas, até 1992.

Nosso foco hoje é o quinteto de sopros, opus 26, que Schoenberg compôs entre abril de 1923 e agosto de 1924. A obra estreou em Viena em 13 de setembro de 1924, portanto cem anos atrás. Ouviremos o Quinteto de sopros de Viena, em registro memorável dos anos que marcou sua primeira gravação para a Deutsche Grammophon em 1977.



Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Thomas Aguiar