Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Peter Eötvös.

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:


No programa de hoje e da próxima semana, vamos compartilhar juntos um pouco da obra de um dos compositores mais injustiçados da cena contemporânea, cuja obra tem sido ignorada pela nossa vida musical: o húngaro Peter Eötvös, que morreu no último dia 24 de março, aos 80 anos. Ele nasceu na Transilvânia, estudou em Budapeste e depois na Alemanha.

A descoberta da música de Anton Webern foi uma iluminação em sua vida. Em entrevistas, disse que daquele momento em diante afastou-se do chamado cânone da musica húngara no século 20, que teve em Bela Bartók e Zoltan Kodaly. Mas não virou um weberniano de carteirinha. Assumiu sua plena personalidade criadora, absorvendo tudo que o rodeou.

Vamos começar nossa viagem com uma de suas obras mais recentes, “Czifra Psodia, para piano e orquestra”, composta e estreada em 2020, marcando o centenário de aniversário do grande pianista Georges Cziffra.


Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Thomas Aguiar