Patricia Kopatchinskaja e a música do século XX.
09/06/2024 22h00
Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
No programa de hoje vamos conhecer mais uma aventura essencial de uma das maiores violinistas do nosso tempo: Patricia Kopatchinskaja tocando Bartók, Poulenc e dois compositores pouco conhecidos: Schoenfield e Nichifor, o álbum lançado este ano pelo selo alpha intitula-se “Take 3”. A ideia básica é experimentar 'em três' mundos sonoros tão diferentes como os de Bartok, Poulenc e Schoenfield.
Começamos com Contrastes, compostos por Bela Bartók em 1938 para o rei do swing, o clarinetista Benny Goodman. Nesta obra, ele ampliou seu gosto pela música folclórica e transformou-a numa obra mais universal, influenciada pelo jazz. Do leste europeu para a Paris esfuziante dos anos 20, em que brilhou o talento de Francis Poulenc, é dele a sonata para violino e piano que compôs em 1962, um ano antes de sua morte, aos 64 anos.
O menos conhecido neste trio de compositores é o norte-americano Paul Schoenfield, nascido em Detroit em 1947. Seu trio para clarinete, violino e piano mergulha em melodias hassídicas do Leste Europeu.
Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
REDES SOCIAIS