Música contemporânea

NIkolai Roslavets – importante compositor modernista da primeira metade do século XX


14/07/2024 22h00

Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:


No programa de hoje você vai conhecer a obra do compositor ucraniano Nikolai Roslavets que fez sua carreira na Rússia soviética. Ele brilhou na primeira década libertária da União Soviética após a Revolução de 1917 – mas foi duramente perseguido e calado a partir dos sangrentos anos 1930.

Nasceu na pequena e rural Duchatino, na Ucrânia, em 4 de janeiro de 1881, a cidade fazia fronteira com a Bielorrússia, em 1890 foi para Moscou estudar no conservatório local, onde aprendeu violino e composição. Com a Revolução de 1917 foi nomeado diretor do conservatório de Kharkiv, cidade ucraniana, até 1924, quando voltou a Moscou para assumir a direção da editora oficial, definia-se como “um proletário de extrema esquerda intelectualmente criativo”.

Com seu amigo Miaskowski foi um dos líderes da Associação da Música Contemporânea, para a comemoração dos dez anos da revolução, em 1927, ele compôs a cantata “Outubro” e "Shostakovich a segunda sinfonia". Ele divulgou na URSS as obras de Schonberg, Berg e Webern.

Em 1929 foi denunciado como inimigo do povo e foi desterrado para o Uzbequistão, de onde voltou em 1933, onde o colocaram como instrutor de música de bandas militares. Em 1940, quando foi reabilitado, sofreu um AVC, ao que tudo indica, que o deixou inválido até a morte em 1944.


Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Cultura FM - 103,3
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças