Ouça 'Música Contemporânea' na íntegra:
No programa de hoje você vai conhecer a obra do compositor ucraniano Nikolai Roslavets que fez sua carreira na Rússia soviética. Ele brilhou na primeira década libertária da União Soviética após a Revolução de 1917 – mas foi duramente perseguido e calado a partir dos sangrentos anos 1930.
Nasceu na pequena e rural Duchatino, na Ucrânia, em 4 de janeiro de 1881, a cidade fazia fronteira com a Bielorrússia, em 1890 foi para Moscou estudar no conservatório local, onde aprendeu violino e composição. Com a Revolução de 1917 foi nomeado diretor do conservatório de Kharkiv, cidade ucraniana, até 1924, quando voltou a Moscou para assumir a direção da editora oficial, definia-se como “um proletário de extrema esquerda intelectualmente criativo”.
Com seu amigo Miaskowski foi um dos líderes da Associação da Música Contemporânea, para a comemoração dos dez anos da revolução, em 1927, ele compôs a cantata “Outubro” e "Shostakovich a segunda sinfonia". Ele divulgou na URSS as obras de Schonberg, Berg e Webern.
Em 1929 foi denunciado como inimigo do povo e foi desterrado para o Uzbequistão, de onde voltou em 1933, onde o colocaram como instrutor de música de bandas militares. Em 1940, quando foi reabilitado, sofreu um AVC, ao que tudo indica, que o deixou inválido até a morte em 1944.
Música Contemporânea
Domingo às 10h da noite.
Cultura FM - 103,3
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
REDES SOCIAIS