Paganini e a música de câmara
26/05/2023 23h00
Ouça 'O Prazer da Música' na íntegra:
No programa de hoje, os quartetos n° 7 e 15 de Nicolo Paganini, compositor italiano que viveu entre 1782 e 1840, e que gostava de instrumentos de cordas friccionadas e dedilhadas.
Estimulado pelo pai, começou a estudar violino com cinco anos, porém seu pai era um bandolinista amador, dessa forma o contato com instrumentos de cordas dedilhadas tornou-se bastante comum, frequente e intenso na vida do pequeno Paganini.
Seu pai foi seu primeiro professor, mais tarde Paganini passou a estudar com Alessandro Rolla, uma lenda da composição e das performances como violinista e violista virtuose, e com seu mestre, Ferdinando Paër que o influenciou em seu estilo de composição, sempre relacionando o canto com a ópera, pois apesar de ser o virtuose do violino, ele não deixava de cantar, como um bom italiano. O estilo tem a ver com o que se fazia na Europa, naquela época.
A Combinação dos instrumentos era peculiar, violino, viola, violoncelo e violão podemos considerar a facilidade do transporte do violão que tenha talvez justificado essa escolha de Paganini por esse instrumento na hora de fazer a liga entre os instrumentos melódicos ao invés do cravo e do piano, enfim, especulações.
Apresentação: Marcelo Jaffé
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS