Daniil Shafran (violoncelo), interpreta Beethoven e Shostakovich
29/09/2023 23h00
Ouça 'O Prazer da Música' na íntegra:
Nesta semana continuamos com a arte de Daniil Shafran, violoncelista soviético, nasceu em 1923 e faleceu em 1997 em São Petersburgo. Seus pais eram músicos, seu pai era violoncelista e sua mãe pianista, que orientaram o filho a estudar muito cedo.
Aos dez anos, apresenta-se em um recital, uma espécie de première do que seria sua carreira. Neste recital ele apresentou duas obras de absurda dificuldade técnica de David Popper, grande violoncelista e compositor, a Canção da Fiandeira e a Dança dos Elves, desafios monumentais.
Mais tarde estreou como solista da Orquestra de Leningrado, tocando obras de Tchaikovsky. Daniil Shafran, transforma-se em um dos violoncelistas mais importantes do mundo Soviético, até que aparece Mstislav Rostropovich.
Os dois violoncelistas participaram de alguns concursos juntos e empataram em primeiro lugar no concurso de Budapeste, em 1949, e, mais tarde também no concurso de Praga. A Única diferença entre eles é que Rostropovich saiu da União Soviética e Shafran permaneceu apresentando-se por lá.
Apresentação: Marcelo Jaffé
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS