Berlioz – Obras para voz e orquestra
22/12/2023 23h00
Ouça 'O Prazer da Música' na íntegra:
No programa dessa semana, Hector Berlioz, compositor francês que viveu entre 1803 e 1869. Seu pai era médico e ele, diferentemente de outros compositores não era uma criança prodígio, não o que diz respeito de a sua produção musical em termos tradicionais. Inicia sua educação musical aos doze anos com violão e flauta.
Ele se diverte escrevendo pequenas canções para canto e violão, tornando-se uma espécie de marca registrada, pois violão é um instrumento bastante diferente de instrumentos de teclado. Estudou harmonia de maneira autodidata e aos dezoito anos muda-se para Paris, não para estudar música, e sim medicina como era a vontade dos pais.
Seu grande interesse era a biblioteca do Conservatório de Paris onde entrou em 1826 onde começa uma busca pelo prêmio de Roma que trazia não só prestigio mas também uma bolsa de cinco anos muito importante para quem estivesse começando a carreira. Berlioz tenta várias vezes mas somente em 1829 apresenta ao júri uma cantata chamada a Morte de Cleópatra que não foi premiada, mas que ouviremos neste programa.
Apresentação: Marcelo Jaffé
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva
REDES SOCIAIS