Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Edward William Elgar

Ouça 'O Prazer da Música' na íntegra:


Sir Edward Elgar, compositor inglês que viveu entre 1857 e 1934, teve muito contato com a natureza ao longo da sua infância, que contava com os atrativos de uma loja de música. Seu pai era o afinador de pianos da região e tinha uma loja de instrumentos e livros.

Jovem ainda, Edward aprende a tocar o violino, piano, fagote, órgão e lê tudo o que pode a respeito de música, especialmente quando o assunto é composição, que de fato é a sua grande paixão. Ele se casa, sai da região, vai morar na cidade grande, Londres, para tentar sucesso como compositor, onde escreve Variações Enigma, com mais de 40 anos quando isso acontece.

O sucesso e fama foram de forma avassaladora, garantindo uma renda que o permite viver com um pouco mais de tranquilidade. O período subsequente é o período de maior fama e fortuna para o compositor que vê, na chegada da Primeira Guerra Mundial, um momento que o transforma em um homem calado. A sua saúde se debilita e ele volta para o interior.

Suas caminhadas o levam a um lugar onde ele vê algumas árvores retorcidas que, segundo as lendas locais, seriam os corpos de monges espanhóis heréticos que teriam sido atingidos por raios como punição. Enfim, verdade ou mentira, não sabemos, o fato é que essa é a inspiração para a escrita do seu Quinteto em Lá Menor, o Quinteto Opus 84, para piano e cordas.


O Prazer da Música
Sexta às 11h da noite e sábado às 11h da manhã.
Apresentação: Marcelo Jaffé
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha dos Santos