No Provoca desta terça-feira (9), o apresentador Marcelo Tas recebe a cientista de mudanças climáticas Luciana Gatti.
Durante o programa, a convidada critica a política do governo federal em relação à crise climática, sobretudo a atuação dos ministérios de Minas e Energia e da Agricultura.
"O ministro das Minas e Energia [Alexandre Silveira] é uma catástrofe. Ele e o ministro da Agricultura [Carlos Fávaro] estão acelerando as mudanças climáticas. E a Marina [Silva] (ministra do Meio Ambiente) lá, tentando segurar as pontas", comenta.
Na entrevista, a cientista explica como o avanço do desmatamento transformou a Amazônia em um elemento que pode acelerar o aquecimento global, além de fazer um alerta para a necessidade da redução da produção de energia por combustíveis fósseis. Ela classifica Silveira como um "negacionista" por ter criticado o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).
"O ministro das Minas e Energia inaugurou uma termelétrica fazendo discurso de transição energética. Esse cara nem sabe o que está falando. Para a gente evitar o colapso climático, temos que reduzir a emissão de combustíveis fósseis. E ele está lá... apoiando esse projeto da Petrobras cada vez produzindo mais petróleo", argumenta.
Leia também: Matéria de Capa: como se formam as impressões digitais do ser humano?
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no site oficial da emissora e no canal do programa no YouTube.
Leia também: Governo oficializa novas regras que facilitam obtenção e renovação da CNH
REDES SOCIAIS