O que há de novo

“A arte do canto”

O Que Há de Novo desta quarta- feira (14), destaca o ciclo “A arte do canto” aplicada ao piano


14/04/2021 11h09

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


Neste programa completamos o ciclo “A arte do canto” aplicada ao piano, composto pelo pianista austríaco Sigismond Thalberg no século 19. Um maravilhoso ciclo, que permaneceu esquecido até o pianista australiano Paul Wee gravá-lo. 

O álbum lançado pela BIS teve ótima repercussão crítica e de público. Pois agora Paul Wee nos oferece um verdadeiro banquete do melhor pianismo do século 19 – não aquele barulhento e incendiário de Franz Liszt. Mas o piano romântico das sutilezas.

Em suas paráfrases realizadas pelo pianista austríaco Sigismond Thalberg. Virtuose rival e contemporâneo de Liszt, Thalberg colocava um pentagrama extra entre os pentagramas com as partes das mãos direita e esquerda. Ali desfilam melodias tocadas num legato espantoso – sobretudo quando ficamos sabendo que ele as tocava com os dois polegares. 

Os temas são os mais populares do século 19, árias de óperas, peças vocais mas também instrumentais variadas. Thalberg jamais tocou o ciclo “A Arte do canto aplicada ao piano”, série de 24 paráfrases. Todas são francamente tranquilas. Ele tocava uma ou outra em seus recitais, entre performances mais virtuosísticas e fogosas à la liszt. Nos dois últimos programas, ouvimos as primeiras 20 peças do ciclo. 

Hoje completamos A Arte do Canto com as três peças finais. Uma delas sobre uma canção de Haydn.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF