O que há de novo

O compositor italiano Ottorino Respighi

O Que Há de Novo desta quarta-feira (12), destaca o italiano Ottorino Respighi, compositor muito conhecido por sua trilogia romana


12/05/2021 16h52

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


O compositor italiano Ottorino Respighi é muito conhecido por sua trilogia romana: as Fontes de Roma, os Pinheiros de Roma e Festas Romanas.

Nascido em 1879 em Bolonha, ele foi um dos representantes máximos da geração de 80 – dos compositores que privilegiaram a música sinfônica e instrumental num país em que a ópera era avassaladoramente predominante.

Um delicioso álbum recém-lançado pela Naxos traz obras que fazem um retrato musical fiel do compositor, que morreu em 1939, em Roma. Começamos nosso passeio pelo mundo musical bem característico de Respighi com o seu concerto para violino all’antica, catálogo P.75.

Otorrino escreveu-o quando era pianista acompanhador na classe de canto de Etelka Gerster Gardini em Berlim.

Nos primeiros anos, a obra ficou conhecida como concerto no estilo antigo de compositor anônimo, revisado e orquestrado por Respighi. Anos mais tarde, o compositor confessou que ele mesmo era o autor do concerto, e que fizera uma piada com os críticos alemães – que, claro, embarcaram na estória.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF