O que há de novo

Sitkovetsky Trio interpreta Camille Saint-Saens

Programa desta quarta-feira (21) será dedicado ao segundo trio de Saint-Saens


21/07/2021 11h48

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


Camille Saint-Saens nasceu em Paris em 1835, quando Chopin morava na mesma cidade, e morreu em 16 de dezembro de 1921, quando Claude Debussy já havia morrido.

Vale a pena relembrá-lo e a sua obra neste ano em que acontece seu centenário de sua morte, pois é ele a figura-chave da música de seu tempo de três modos bem distintos: primeiro, foi o “Mozart francês”: aos 5 anos já compunha e aos 10 tocava bem as 32 sonatas de Beethoven.

Depois, entre 1859 e 1886, liderou um movimento de recuperação cultural da França, massacrada na Guerra Franco-Prussiana de 1870/71, por meio da Sociedade Nacional de Música, onde só entrava música francesa.

Em 2021 completa-se um século de sua morte – vem promovendo várias gravações de suas obras por novas gerações de músicos. É o caso do Sitkovetsky piano trio, fundado por Alexander, sobrinho do grande violoncelista russo Dmitri Sitkovetsky. Por isso, a maior parte do programa de hoje será dedicada ao segundo trio de Saint-Saens, que figura ao lado do trio de Ravel no recém-lançado álbum do selo BIS, em intepretação do Sitkovetsky Trio.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF