O que há de novo

Ferenc Rados e Kirill Gerstein

Programa desta quarta-feira (28) será dedicado aos pianistas Ferenc Rados e Kirill Gerstein


28/07/2021 23h00

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


O pianista russo Kirill Gerstein, 41 anos, tem uma história inclusiva de amor à música. Estudou música clássica, mas aos 14 anos matriculou-se na Berklee school of music de Boston, a mais afamada instituição dedicada ao ensino do jazz nos Estados Unidos. Formado por lá, foi pra Nova York para estudar na Manhattan School of Music.

Para vocês terem uma ideia de sua versatilidade, em 2020, portanto já na pandemia, ele lançou um álbum onde sola uma obra concertante do compositor inglês contemporâneo Thomas Adès; e também um álbum em que interpreta, ao lado do ator Bruno Ganz, o melodrama Enoch Arden, de Richard Strauss.

Seu mais recente álbum, lançado em junho de 2021, traz o pianista interpretando duas sublimes sonatas a quatro mãos de Mozart com seu mentor húngaro Ferenc Rados, hoje com 86 anos. Gerstein conheceu Rados em 2004, depois de ter estudado na Rússia, Boston, Nova York e Madri.

Qualifica o mestre húngaro como “a maior influência em minha vida musical e aquele com quem estudei por mais tempo”. Até hoje, Gerstein costuma tocar para ele e aprender com o mestre. Eles tocaram duas sonatas a quatro mãos em Salzburgo, a cidade natal de Mozart, em 2016. Gerstein sugeriu-lhe a gravação, que finalmente aconteceu. São duas obras-primas, compostas entre 1786 e 1787.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF