O que há de novo

Stéphane Moraly e Romain David

Programa desta quarta-feira (25) destaca a violinista francesa Stéphane Moraly e o pianista francês Romain David interpretando a sonata para violino de Brahms


25/08/2021 23h00

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


Neste programa você vai conhecer uma nova gravação da sonata para violino de Brahms, muito conhecida. Só que não inteira, porque ela convive, no álbum, com obras de juventude de outros compositores.

É muito boa e orgânica a proposta da violinista francesa Stéphane Moraly e do pianista francês Romain David. No álbum recém-lançado intitulado Incandescência. Incandescência, dizem eles, refere-se ao estado algo que fica extremamente brilhante depois de se submeter a um calor extremo.

Partindo dessa premissa, o duo interpreta a sonata para violino de Brahms e as obras de juventude de Respighi, Dohnanyi e Szymanowski.

Um álbum de certo modo crepuscular, presente em Brahms mas também nas demais obras. Eles propõem uma viagem no tempo: começa com a sonata de Ottorino Respighi. Composta em 1917, ela é contemporânea de duas de suas mais populares obras sinfônicas: a Boutique Fantasque e Fontane di Roma.

Era sua primeira obra cameristica depois do quarteto de cordas de 1909 que permanecia inédito àquela altura. Sente-se a influência de Brahms desde o moderato inicial.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF