O que há de novo

Orquestra de Kansas City e o maestro Michael Stern

Programa dessa semana, destaca o álbum sinfônico da orquestra interpretando três sinfonias compostas na primeira metade do século 20


08/09/2021 11h38

Ouça o programa 'O que há de novo' completo:


Neste programa vamos ouvir um dos álbuns sinfônicos mais interessantes lançados este ano: gravação de uma orquestra fundada em 1982, a Orquestra de Kansas City, liderada pelo maestro Michael Stern.

O diferencial que eles interpretam três sinfonias compostas na primeira metade do século 20 em apenas um movimento. Sibelius, compositor-símbolo de seu país, a Finlândia, na virada do século 20 havia composto o curto poema sinfônico Finlândia, que se transformou no hino não oficial do país.

A sétima foi a terceira de um pacote de três sinfonias, a quinta e a sexta, que ele começou a compor no término da Primeira guerra Mundial, em 1918. Ele parecia prever que seria sua última sinfonia, que tem o clima de um apocalipse feliz. Cheia de vitalidade, ela é tocada sem interrupção, mas embute ao menos três movimentos.

A segunda sinfonia em movimento único que está neste álbum é a primeira de Samuel Barber, norte-americano, nascido em 1910 e morto em 1981. Foi sua primeira incursão no gênero, data de 1936 e estreou no ano seguinte.Ele estava com 25 anos. mas não estamos diante de uma obra de juventude.

Ouça a empenhada interpretação da Sinfônica de Kansas City, regida por Michael Stern.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF