Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet O trio "The Bad Plus"

Ouça o programa "O que há de novo" completo:


As batidas de um coração pulsam enquanto o piano repete uma nota com calma e teimosia.

Aos poucos, a pulsação dá lugar à famosa frase que abre a “Sagração da Primavera” de Igor Stravinsky.

Tudo clareia com os acordes pesados repetidos da procissão. Trata-se de um trio piano-baixo-bateria. Os autores da façanha são formidáveis: o piano segue praticamente o discurso da partitura a dois pianos de Stravinsky; o contrabaixo ocupa o que seria o enorme espaço das cordas graves e metais; a bateria substitui a parafernália percussiva do original.

Depois do ano sabático dedicado à Sagração no campus universitário da Duke, eles testaram, corrigiram e enriqueceram a sua versão em trinta apresentações públicas. Os espaços para improviso praticamente não existem. É praticamente um milagre. Quem conhece a partitura espanta-se com a fidelidade do trio; quem não a conhece, encanta-se com a força desta execução.do trio de jazz The Bad Plus.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.