Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Internet
Reprodução/ Internet Mary lou Williams

Ouça o programa completo:


Mary lou Williams nasceu em Atlanta, Georgia, em 1910. Morreu em 1981.

Foi dominante como pianista, arranjadora, compositora e bandleader por mais de três décadas, durante a era do swing até as vanguardas dos anos 1960.

Duke Ellington a considerava “perpetuamente contemporânea. Sua escrita e sua performance sempre estiveram um pouco à frente...

Sua música tem uma qualidade atemporal”. Mestra do blues, do swing e do bebop.

Ela tocou o piano, ao lado dos Ray Charles Singers regidos por Howard Roberts.

Seu elevado nível de qualidade musical destruiu estereótipos de gênero no fechado clube do bolinha do jazz onde só cabiam normalmente cantoras.

“Depois de um show em Paris em 1954, Mary Lou afastou-se do mundo do jazz”. Queria encontrar significados mais profundos para sua vida.

Meditava e rezava diariamente em seu apartamento no Harlem e numa igreja católica.

Nos 24 anos que teve de vida, até 1981, seu maior desafio foi balancear suas crenças religiosas com seu trabalho no jazz.

O programa "O Que Há de Novo", com apresentação de João Marcos Coelho, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, às Quartas, 23h15h com reapresentação aos Sábado, 19h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.