O que há de novo

A música de Čiurlionis e suas pinturas são inseparáveis: são ciclos de obra


23/02/2022 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:



Mikalojus Konstantin Ciurlionis nasceu na Lituânia em 1875. Viveu pouco. Morreu em 1911, aos 36 anos. Foi um excelente pintor e também ótimo compositor. Estudou no conservatório de Varsóvia entre 1894 e 1899: Chamava Bach de “sólida fundação do edifício da música contemporânea”; “sem Bach, ninguém pode tornar-se bom músico”. E também declarou-se “completamente imerso no contraponto”.


Entre 1898 e 1902 compôs 24 obras musicais - prelúdios e fugas, claro -- emulando o contraponto bachiano. Dois anos depois, começou a estudar desenho em Varsóvia. Em 1906 foi a Praga, Dresden, Munique e Viena, onde apaixonou-se pelos pintores simbolistas como Arnold Böcklin e Franz von Stuck. Pintou vários ciclos de obras em torno da música. Quis unir suas duas competências absorvendo na pintura a música de Bach que tanto amava. Tentou encontrar equivalentes visuais para as formas musicais. Há ciclos de pinturas que levam o título “sonata”.

Estes ciclos têm em geral quatro telas relacionadas, e títulos como andante, ou Allegro. Foi o principal compositor lituano na virada do século 20 e ao mesmo tempo um artista plástico internacionalmente admirado. Suas peças para piano respiram uma atmosfera romântica, influenciada ao mesmo tempo pelas paisagens e o folclore lituano mas também – e sempre - por Bach.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças