O que há de novo

Edvard Grieg – O filho mais célebre da Noruega


30/03/2022 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


O compositor norueguês Edvard Grieg escreveu cerca de 150 canções sobre poemas noruegueses, dinamarqueses e alemães, porém, são praticamente desconhecidas. Por isso, é importante o gesto de dois dos maiores artistas noruegueses da atualidade de dedicar um álbum inteiro a uma amostragem destas belas canções injustamente esquecidas.

De um lado, a soprano Lise Davidsen, 35 anos, que vem fazendo uma carreira brilhante depois de ter vencido os concursos Operalia de Placido Domingo e Rainha Sofia, em 2015. Ao que tudo indica, deve repetir o sucesso de Kirsten Flagstadt, igualmente norueguesa, no repertório wagneriano.

De outro, um dos mais celebrados pianistas da atualidade, Leif Ove Andsnes, 51 anos, e há mais de duas décadas um dos grandes no instrumento.

Se Andsnes já é artista de enorme prestígio, Lise só agora lança seu primeiro álbum intimista, dedicado a canções, oferecendo uma delicadezae refinamento surpreendentes .O duo começa já com a obra-prima de Grieg no gênero, o ciclo de oito canções “Haugtussa sang”, ou a canção de Haugtussa, seu opus 67, e o clímax de um itinerário de canções escritas entre 1895 e 1898 sobre poemas de Arne Garborg.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF