O que há de novo

Ottorino Respighi - Compositor e musicólogo italiano do início do século XX


06/07/2022 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


Ottorino Respighi foi um dos compositores italianos que realizaram o sonho mussoliniano de uma música nacionalista celebrando as glórias históricas e a natureza da Itália fascista, com seu famoso tríptico de suítes sinfônicas Fontane di Roma, Pini di Roma e Feste Romane. Pinheiros de Roma é, na expressão jocosa de um pesquisador, uma excursão turística botânica pela capital italiana. 
Numa curiosa entrevista em 1926 – quando a obra estreou nos Estados Unidos – Respighi respondeu colocando-se na terceira pessoa, como Pelé celebrizou ao longo de sua carreira: Em sua obra anterior, as fontes de Roma, o compositor queria reproduzir uma impressão sonora da natureza. Em pinheiros de Roma ele usa a natureza como ponto de partida para estimular sua memória e sua visão. As árvores multicentenárias que dominam a paisagem romana tornam-se testemunhas dos principais eventos da vida romana”.
Neste programa o álbum recém-lançado pelo selo Linn traz a Filarmônica de Londres interpretando Pini Di Roma, e um complemento tão ou mais interessante com “Impressioni Brasiliane”, tríptico curto, resultado da estada de Respighi

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças