O que há de novo

Orquestras e pianistas do mundo comemoram Rachmaninoff


07/12/2022 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


Os concertos para piano nº 2 e 3 estão entre os mais populares de todas as épocas – o terceiro, então, levou o apelido de “Rach-3” no filme “Shine”
que em 1996 rendeu sete indicações ao Oscar e o prêmio de melhor ator a Geoffrey Rush.

O outro enorme sucesso alavancado pela música de Rachmaninoff no cinema aconteceu em 1980, com o filme “Em Algum Lugar do Passado”.
Ele viaja no tempo embalado pela décima oitava variação da “Rapsódia sobre um Tema de Paganini”. São apenas 3 minutos de música, mas que, no entanto, contêm uma melodia poderosíssima, capaz de seduzir o público de concertos e levar às lágrimas quem assiste ao filme.

O próprio Sergei sempre viveu situação contraditória: era badaladíssimo como o maior pianista virtuose e um maestro talentoso ; e ao mesmo tempo sistematicamente massacrado pelo mundo musical por conta de sua atividade como compositor. Ele estava em Moscou revisando seu concerto no. 1 quando explodiram os canhões da Revolução de outubro de 1917.

Ele de fato não era contra a revolução. No início daquele ano até fizera dois recitais em prol da “causa do país agora livre”; chegou a assinar-se “o artista livre S. Rachmaninoff”. Mas a violência desordenada e o caos o apavoraram. Ele não reconhecia mais seu país.

Estar longe de seu país foi fatal para o compositor. Ele praticamente parou de compor, com raras exceções, como a inesperadamente moderna “Rapsódia sobre um tema de Paganini”, de 1934. Nos últimos dez anos de vida, além da “Rapsódia”, só compôs a Terceira Sinfonia e as Danças Sinfônicas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças