O que há de novo

Francis Poulenc – uma celebração do passado brilhante da França


14/12/2022 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


Francis Poulenc estava com 38 anos, em 1937, quando mencionou pela primeira vez o projeto de um balé inspirado em “algumas fábulas de La Fontaine”, mas foi somente após a ocupação de Paris pelos nazistas, em maio 1940, que voltou a esta ideia. Em entrevista ao crítico musical francês Claude Rostand em 1954, ele lembrou que havia começado a composição da obra “nos dias mais sombrios do verão de 1940... queria encontrar um motivo para ter esperança no destino do meu país”. E acrescentou: “Estava pensando em fazer um libreto a partir de algumas fábulas de La Fontaine. Em agosto de 1940, comecei a trabalhar após minha desmobilização. Uma amiga [Marthe Bosredon]... me emprestou seu piano, foi onde comecei meu balé. Escolhi entre as fábulas aquelas que não convocavam especificamente animais travestidos, ou aquelas que poderiam ser transpostas simbolicamente, como O Leão Amante, que transformei em bad boy”.
Quando Poulenc começou a compor Os animais modelos (foi seu amigo Paul Éluard quem lhe sugeriu o título), o caráter fundamentalmente francês das fábulas de La Fontaine – escritas durante o reinado do Rei Sol, Luís XIV – deu a Poulenc “razão para esperança”.
Poulenc não queria de jeito nenhum um balé contando histórias encantadoras de animais, mas sim uma celebração do passado brilhante da França – num momento histórico vexatório, em que Paris permaneceu subjugada aos nazistas por quase quatro anos, na segunda guerra. Na estreía, a coreografia foi de Serge Lifar que seguiu fielmente a vontade do compositor.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças