O que há de novo

“Parsifal” por Andrew Gourlay


17/05/2023 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


Neste programa você vai ter a chance de concordar ou discordar de uma observação de Wieland, neto do compositor Richard Wagner, a respeito da ópera de seu avô “Parsifal”.

Ele disse mais ou menos o seguinte: “Você deve buscar a essência de Parsifal na orquestra. Este é o subtexto, o subconsciente universal que une os personagens de Wagner e que está ligado ao proto-ego da lenda”.

Na verdade, a suíte sinfônica “Parsifal” que vamos ouvir hoje na íntegra pertence a uma longa e maravilhosa linhagem. Desde as suítes de óperas de Henry Purcell até as suítes da “Carmen” de Bizet. 

Do Pássaro de Fogo, por exemplo, Stravinsky extraiu três suítes sinfônicas. Do Cavaleiro da Rosa, um pot-pourri que foi aprovado pelo próprio Richard Strauss.

Lorin Maazel fez uma suíte de 70 minutos do Ciclo do Anel, que dura cerca de 16 horas. O maestro Andrew Gourley, 41 anos, nascido na Jamaica de ascendência russa, reduz as pouco mais de 4 horas do parsifal original para 47 minutos divididos em sete faixas: três prelúdios, duas peças de “transformação”, entre aspas, e a música da sexta-feira santa do terceiro ato. Mas elas não aparecem na ordem da ópera. Na verdade, Gourley construiu uma suíte sinfônica com partes pinçadas, não necessariamente na ordem original. E o resultado – permitam-me dizer – é muito interessante.

Vamos ouvir a suíte sinfônica “Parsifal”, construída por Andrew Gourlay, que rege a Filarmônica de Londres.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF