O que há de novo

A bossa e competência técnica do violoncelista Christoph Croisé


09/08/2023 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


O violoncelista Christoph Raphael Friedwart Croisé vai completar 30 anos no próximo dia 3 de dezembro. Artisticamente, usa o primeiro e o último nome, o que sugere que ele seja francês. Na verdade, ele nasceu em Filderstadt, Alemanha, mas cresceu na suíça Alemã, em Zurique, onde estudou com o primeiro violoncelo da Orquestra Tonhalle.

Aos 17 estreou no Carnegie Hall e aos vinte já morava em Berlim, onde estudou na Universidade de Artes da cidade. Também teve aulas com Steven Isserlis, Michael Sanderling e David Geringas.

Resumindo: Croisé é um músico fora da caixinha. Sua música banha-se nas tradições populares, e quando digo populares, é isso mesmo. Às vezes parece bossa nova, outras jazz, mas o tom geral é mais para o clássico. Ele compõe sem inibições nem qualquer pretensão experimental.

Sua música gira basicamente em torno do prazer e da alegria, tem muito de dança, como você vai comprovar. Ele acaba de lançar pela Avie, gravadora inglesa, um álbum – o seu quarto – só com composições próprias, intitulado “Voyage Exotique”, assim mesmo, em francês, Viagem Exótica. Vamos ouvir a peça que abre o álbum, seu concerto para violoncelo e orquestra de cordas com percussão, no. 2, opus 6.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças