O que há de novo

George Enescu – o mestre de grandes violinistas de gerações mais recentes.


18/10/2023 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


O romeno George Enescu nasceu em 19 de agosto de 1881 na cidade de Liveni-Virnav (que hoje leva seu nome). Menino-prodígio, a família conseguiu levá-lo a Viena, onde fez seus estudos musicais.

Lá estudou violino com Helmesberger e teoria com Fuchs, além de ter tido a chance de conhecer Brahms. Na sequência, estudou no Conservatório de Paris, cidade na qual radicou-se e construiu toda a sua carreira.

No conservatório, foi colega de classe de Maurice Ravel, e aluno de violino de Marsick. Jules Massenet e Fauré deram-lhe aulas de contraponto e composição.

Sua produção total é de 32 opus e outras dez não numeradas. Pouco se pensarmos nos compositores dos séculos anteriores, como Haydn, Mozart ou Beethoven.

Para vocês terem uma ideia, Enescu é o Bartók da Romênia. Sua única ópera, Édipo, assim como sua produção camerística e sinfônica são injustamente desconhecidas fora das fronteiras de seu país.

Enescu também foi excepcional pianista e ótimo maestro e fundou um quarteto de cordas com seu nome. É muito bem-vindo o lançamento no mês passado de um álbum da Naxos que enfoca suas obras de juventude, raramente tocadas e menos ainda gravadas.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Silva

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula faz novo apelo contra o conflito no Oriente Médio: "Guerras não fazem nenhum sentido"

Avião da Presidência da República decola de Roma rumo ao Egito com kits humanitários

França fecha seis aeroportos após ameaça de atentado por email

Acusado de agressão, Da Cunha é impedido de se aproximar da ex-namorada

Israel anuncia zona humanitária no sul da Faixa de Gaza no 12º dia de conflito com o Hamas