O que há de novo

“Rhapsody in Blue”- cem anos da estreia


14/02/2024 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra: 


Neste programa vamos comemorar os cem anos da estreia de “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin. Uma das obras orquestrais mais famosas e populares do último século que frequenta tanto as salas de concerto quanto as jam sessions mundo afora.

Não há quem não se comova diante das melodias e temas que Gershwin fazendo dela uma enorme suíte de danças bem à maneira do século 18, só que tecida com as ferramentas da música de concerto e alimentadas com a riqueza da música negra norte-americana.

Na estreia, dia 12 de fevereiro de 1924, no Aeolian Hall, em Nova York, o próprio compositor tocou a parte do piano solista, acompanhado pela Palais Real Orchestra de Paul Whiteman.

Leonard Bernstein, que fez muito sucesso solando a Rhapsody, desferiu um potente ataque à obra em seu livro The joy of music”, de 1959 e escreveu:  “Rhapsody in Blue não é uma composição de verdade, no sentido de que tudo que acontece nela parece inevitável, ou melhor, é até bonita deste jeito".

Você pode cortar qualquer parte sem afetar o todo. Você pode mudar de lugar as seções, cortar uma ou mais, acrescentar cadências, tocá-la com qualquer combinação de instrumentos ou no piano solo; ela pode ter 5, 6, 12. E na realidade costuma-se fazer isso diariamente, sendo ela ainda a Rhapsody in blue”

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Cleison Belarmino

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças