Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Bruce Liu.

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


No programa de hoje, vamos conhecer melhor o pianista canadense Bruce Liu, vencedor do Concurso Chopin de Varsóvia de 2021, aos 23 anos. Ele estudou com Dang Thai Son, também vencedor do mesmo concurso em 1980, e faz uma panorâmica histórica da música francesa para piano em seu primeiro álbum para a Deutsche Grammophon.

Começa com Rameau, passa por Alkan e chega a uma das peças supremas de Ravel, “Miroirs”. Vou seguir o itinerário do álbum proposto pelo pianista. Começamos com a música sempre atraente de Jean-Philppe Rameau. 

Ele dominou a música francesa da primeira metade do século 18. Nasceu em 1683 e morreu em 1764. Particularmente saborosas são suas peças para teclado. Depoiso sensível de “Miroirs”, obra-prima de Maurice Ravel para piano solo.

Seguimos com Charles-Valentin Alkan e uma poética Barcarola, a sexta de uma coletânea de Canções, opus 65 e terminamos com um passeio virtuoso pela música francesa para teclado entre os séculos 18 e 20 com um retorno a Rameau.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção:
Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção:
Thomas Aguiar