O que há de novo

Sonata Kreutzer em arranjo para violino solo e cordas.


27/03/2024 23h00

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


A sonata a Kreutzer, a mais conhecida das dez sonatas para violino e piano de Beethoven, e o único concerto para violino que ele compôs, não é? Pois o violinista sérvio Nemanja Radulovic, 38 anos, os reinventa em seu mais recente CD, lançado pela Warner no finalzinho do ano passado.

Primeiro, porque reduz a orquestra no concerto a um ensemble camerístico, no caso, o seu próprio grupo, Double Sens, que toca sem regente. E, mais surpreendente, ao transformar a sonata num “concerto” para violino e orquestra, novamente de câmara.

O resultado é que ficamos mais alertas durante a audição, porque nos surpreende a todo momento pelas novas cores e timbres que melodias tão conhecidas como estas assumem, em um formato diferente do que possuem nas versões originais.

Uma declaração de Radulovic que caracteriza seu projeto artístico neste álbum: “Quis manter o caráter especial do Double Sens como um conjunto que toca sem maestro e explora novas formas de interpretação...

Na nossa gravação do concerto, queremos transmitir uma gama de emoções – coragem, risco, alegria, amor, raiva, tristeza, nostalgia e serenidade e ternura mágicas”. A sonata Kreutzer é executada aqui em seu arranjo para violino solo e cordas.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção:
Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção:
Thomas Aguiar 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças