Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet.
Reprodução da Internet. Nemanja Radulovic.

Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:


A sonata a Kreutzer, a mais conhecida das dez sonatas para violino e piano de Beethoven, e o único concerto para violino que ele compôs, não é? Pois o violinista sérvio Nemanja Radulovic, 38 anos, os reinventa em seu mais recente CD, lançado pela Warner no finalzinho do ano passado.

Primeiro, porque reduz a orquestra no concerto a um ensemble camerístico, no caso, o seu próprio grupo, Double Sens, que toca sem regente. E, mais surpreendente, ao transformar a sonata num “concerto” para violino e orquestra, novamente de câmara.

O resultado é que ficamos mais alertas durante a audição, porque nos surpreende a todo momento pelas novas cores e timbres que melodias tão conhecidas como estas assumem, em um formato diferente do que possuem nas versões originais.

Uma declaração de Radulovic que caracteriza seu projeto artístico neste álbum: “Quis manter o caráter especial do Double Sens como um conjunto que toca sem maestro e explora novas formas de interpretação...

Na nossa gravação do concerto, queremos transmitir uma gama de emoções – coragem, risco, alegria, amor, raiva, tristeza, nostalgia e serenidade e ternura mágicas”. A sonata Kreutzer é executada aqui em seu arranjo para violino solo e cordas.

Apresentação: João Marcos Coelho
Produção:
Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção:
Thomas Aguiar