Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:
A sonata a Kreutzer, a mais conhecida das dez sonatas para violino e piano de Beethoven, e o único concerto para violino que ele compôs, não é? Pois o violinista sérvio Nemanja Radulovic, 38 anos, os reinventa em seu mais recente CD, lançado pela Warner no finalzinho do ano passado.
Primeiro, porque reduz a orquestra no concerto a um ensemble camerístico, no caso, o seu próprio grupo, Double Sens, que toca sem regente. E, mais surpreendente, ao transformar a sonata num “concerto” para violino e orquestra, novamente de câmara.
O resultado é que ficamos mais alertas durante a audição, porque nos surpreende a todo momento pelas novas cores e timbres que melodias tão conhecidas como estas assumem, em um formato diferente do que possuem nas versões originais.
Uma declaração de Radulovic que caracteriza seu projeto artístico neste álbum: “Quis manter o caráter especial do Double Sens como um conjunto que toca sem maestro e explora novas formas de interpretação...
Na nossa gravação do concerto, queremos transmitir uma gama de emoções – coragem, risco, alegria, amor, raiva, tristeza, nostalgia e serenidade e ternura mágicas”. A sonata Kreutzer é executada aqui em seu arranjo para violino solo e cordas.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estagio em Produção: Thomas Aguiar
REDES SOCIAIS