Ernesto Lecuona - o êxito no domínio da música popular.
19/06/2024 23h00
Ouça 'O Que Há de Novo' na íntegra:
Nesta semana, João Marcos apresenta o álbum recém-lançado pelo pianista francês Pierre Solot, interpretando uma amostragem expressiva da obra para piano do compositor cubano Ernesto Lecuona.
Lecuona nasceu em 1896 e morreu em 1963, compôs cerca de 600 obras, entre peças para piano, zarzuelas, canções e obras sinfônicas. Nos anos 20, fez grande sucesso popular com seu grupo Lecuona Cuban Boys, na década de 50 gravou vários LPs para a RCA Victor, e em 1959 abandonou a ilha, indo morar nos Estados Unidos, onde morreu em 1963.
Além do êxito no domínio da música popular, Lecuona foi responsável ao lado de Gonzalo Roig, pela criação da Orquestra Sinfônica de Havana, para a qual compôs “Rapsódia Negra”. Solot redescobre o lado de Lecuona como pianista romântico, e em suas peças para piano convivem muitas culturas, como as danças cubanas, evocação de terras distantes e resquícios da delirante valsa vienense. Foi aclamado por George Gershwin e Maurice Ravel quando fez turnês pela Europa e Estados Unidos
O Que Há de Novo
Quarta-feira às 11h da noite e sábado às 06h da tarde.
Apresentação: João Marcos Coelho
Produção: Sonia Maria de Lutiis
Estágio em produção: Thomas Aguiar
Montagem e sonoplastia: Roberto Rocha
REDES SOCIAIS