Oito em Ponto

Em novo livro, Lilia Schwarcz e Heloisa Murgel Starling trazem relatos sobre a gripe espanhola

No Oito em Ponto, Schwarcz comentou sobre as semelhanças, inclusive no âmbito político, da doença de 1918 com a Covid-19


26/10/2020 14h53

Ouça a entrevista com Lilia Schwarcz!



As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Murgel Starling lançaram o livro “A Bailarina da Morte – A Gripe Espanhola no Brasil”, pela Companhia das Letras. A publicação traz relatos sobre a gripe espanhola, que aconteceu em 1918, e como provocou estragos em diversas capitais brasileiras.

Nesta segunda-feira (26), no Oito em Ponto, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz falou sobre o novo livro e discorreu sobre as semelhanças entre a gripe espanhola, em 1918, com a pandemia de Covid-19, de 2020.

“As semelhanças são impressionantes: primeiro o uso de máscaras, distanciamento social, todo comércio fechou, as igrejas fecharam, as ruas ficaram vazias”, explica.

Segundo Schwarcz, as semelhanças acontecem, também, em um âmbito político. “Toda epidemia ou pandemia é sempre recebida com altas doses de negacionismo, aconteceu a mesma coisa em 1918. A diferença entre 1918 e 2020 é que, em 18, as autoridades primeiro negaram, mas depois seguiram as determinações das autoridades sanitárias, médicas e cientistas, comportamento que não temos visto por nosso governo, agora em 2020”, diz.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF