Em novo livro, “A defesa do espaço cívico”, cientista política problematiza líderes autoritários
Ilona Szábo de Carvalho discorre sobre a importância do debate e troca de ideias entre cidadãos
05/11/2020 14h17
Ouça a entrevista com Ilona Szábo de Carvalho!
A cientista política Ilona Szábo de Carvalho, co-fundadora e presidente do Instituto Igarapé, lançou o livro “A defesa do espaço cívico”, publicado pela Companhia das Letras. Na obra, a autora além de discorrer sobre a importância do debate e troca de ideias entre os cidadãos, também problematiza líderes autoritários.
“O espaço cívico é essa esfera onde os cidadãos se organizam para influenciar nas políticas públicas, é onde podemos, de fato, influenciar os rumos do nosso país”, explica. Segundo ela, esse espaço é de extrema importância para a saúde da democracia de um país, mas muitas vezes é dificultado por ações de políticos autoritários.
“A gente tem que olhar para lideranças responsáveis, e não ficar buscando salvadores da pátria, super-heróis”, diz. A cientista política acredita que, para criar um ambiente democrático, é importante estar aberto para dialogar – referindo-se tanto à líderes quanto à população.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP
REDES SOCIAIS