Oito em Ponto

“Os partidos políticos brasileiros não têm caráter ideológico, eles são muito mais pragmáticos”, diz professor de Teoria Política

Marco Aurélio Nogueira afirmou, porém, que as eleições representaram uma mudança na postura do eleitorado


02/12/2020 14h46

Ouça a entrevista com Marco Aurélio Nogueira!



O professor titular de Teoria Política da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marco Aurélio Nogueira, colunista do jornal O Estado de S. Paulo, participou do programa Oito em Ponto nesta quarta-feira (2). Ele comentou o resultado das eleições municipais de 2020.

Segundo o professor, a eleição não representou uma mudança ideológico dos partidos políticos ou do eleitorado. “No Brasil, as ideologias pesam muito pouco, os nossos partidos políticos não têm caráter ideológico, eles são muito mais pragmáticos do que qualquer outra coisa”, diz.

“Mesmo quando eles têm ideologia, como é o caso do PSOL, quando eles entram nas eleições, a face ideológica fica oculta”, explica. Porém, as eleições municipais representaram, sim, uma mudança. “As mudanças foram muito mais no sentido do estado de espírito dos eleitores, eles não compraram a polarização e a disputa no padrão 2018”.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF