Oito em Ponto

Pela primeira vez na história dos EUA, Capitólio é invadido durante um rito do Congresso

Momentos antes da invasão, Donald Trump incitou manifestantes a invadirem o prédio, onde congressistas estavam reunidos para confirmar a vitória de Joe Biden


07/01/2021 12h50

Ouça a entrevista completa com Carlos Gustavo Poggio:


Um grupo de extremistas apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiu nesta quarta-feira (6) o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington, durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral definidos nas eleições presidenciais de novembro, que deram vitória a Joe Biden.

Em entrevista ao Oito em Ponto, o professor de Relações Internacionais da FAAP, Carlos Gustavo Poggio, avaliou a responsabilidade de Donald Trump, que momentos antes da invasão ao Capitótlio, disse no Twitter que marcharia junto com os apoiadores ao Congresso.

"No caso de Trump não me parece haver dúvida nenhuma, inclusive eu li isso no principais jornais conservadores dos EUA [...], que a culpa é do Trump. Que a retórica do Trump teve consequências", comenta Poggio.

Sobre o efeitos políticos que os atos de ontem geram sobre o presidente americano, Poggio pontua "O que ele enfraqueceu ontem foi a variável política. Muito dos que o apoiavam incondicionalmente, me parece que estão revendo essa posição. Acho que esse é o fator principal que pode levar ao enfraquecimento do Trump."

A polícia da capital americana Washington informou que quatro pessoas morreram durante a invasão de extremistas apoiadores de Donald Trump ao Capitólio, Quatorze policiais ficaram feridos. Entre os mortos, está uma mulher apoiadora de Trump baleada pela guarnição que faz a segurança do Capitólio.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF