Oito em Ponto

"A humanidade precisa de um pacto pela saúde mental, para que fique bastante evidente de que todo cuidado conta"

Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, campanha 'Janeiro Branco' incentiva reflexão sobre o tema


15/01/2021 11h40

Ouça a entrevista completa com Leonardo Abrahão para o programa Oito em Ponto:


O primeiro mês do ano é marcado pela campanha 'Janeiro Branco', que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Em 2021, o tema da campanha é "Todo cuidado conta", numa alusão a nova rotina imposta pela pandemia de Covid-19.

Em entrevista ao Oito em Ponto, o psicólogo e idealizador do projeto Leonardo Abrahão, explica que a campanha convida as pessoas a refletirem sobre saúde mental como parte fundamental de suas vidas.

"A humanidade precisa de um pacto pela saúde mental, para que fique bastante evidente de que todo cuidado conta, quando o objetivo é levar uma vida com mais saúde mental, emocional, mais harmonia, paz, mais propósitos saudáveis e vínculos sociais."

Abrahão também comenta que a escolha de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes e frustração por não ter cumprido todas (metas) do ano anterior.

"Desde a antiguidade os humanos já entendiam a virada do ano como uma oportunidade para as pessoas pensarem sobre a vida, sentidos existenciais. [...] A palavra janeiro vê de da mitologia romana politeísta Janus, que era um Deus romano, o Deus das passagens, das transições. Ele tinha duas cabeças, uma dela olhando pra frente, e outra olhando pra trás, justamente inspirando os seres humanos a olharem para sua história e criarem histórias que desejam para si mesmos. Por isso Janeiro é um mês terapêutico por natureza", explica Abrahão.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF