Oito em Ponto

“É um alívio enorme”, diz imunologista sobre aprovação da vacina contra a Covid-19 no Brasil

A Anvisa aprovou o uso emergencial do imunizante neste domingo (17)


18/01/2021 14h17

Ouça a entrevista com Gustavo Cabral Miranda!



Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas contra a Covid-19, a CoronaVac e a produzida pela Universidade de Oxford. No mesmo dia, o estado de São Paulo vacinou a primeira pessoa no Brasil.

A primeira da fila foi a enfermeira Mônica Calazans, que atua na linha de frente contra Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. A vacinação de demais profissionais da área da saúde deve começar nesta segunda-feira (18), em São Paulo.

Para comentar o assunto, o Oito em Ponto contou com a participação do biólogo e imunologista Gustavo Cabral Miranda, coordenador de pesquisa no Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

“Estava toda essa loucura, o mundo começando a vacinação e a gente discutindo. Foi algo muito importante, muito mais do que simbólico, é um alívio enorme”, diz.

Porém, segundo o especialista, para conseguir a quantidade necessária de vacinas para toda a população brasileira, é preciso que o “governo federal busque negociação com outras vacinas [além da CoronaVac e Oxford], para que a gente tenha o máximo disponível, para controlar essa pandemia”.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ERRATA: Na entrevista realizada na última segunda-feira (18), no programa Oito em Ponto, com Sergei Cobra, informamos que o imunologista Gustavo Cabral era líder da pesquisa de desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), função que ele não exerce desde junho de 2020.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF