Oito em Ponto

Ivair Gontijo: Cientista brasileiro fala sobre trajetória do interior de Minas Gerais até a NASA

Gontijo é autor do livro “A Caminho de Marte: A Incrível Jornada de Um Cientista Brasileiro até a NASA”, publicado pela Editora Sextante


20/04/2021 11h29




Há 60 anos, o astronauta soviético Yuri Gagarin se tornou a primeira pessoa a viajar ao espaço. Na época, a viagem foi uma vitória da extinta União Soviética sobre os Estados Unidos na corrida espacial.

Para falar explicar como a pesquisa sobre o espaço evoluiu, o programa Oito em Ponto convidou o cientista brasileiro Ivair Gontijo, que trabalha no Jet Propulsion Laboratory (JPL), um dos principais laboratórios da NASA.

Nascido no interior de Minas Gerais, Gontijo é autor do livro “A Caminho de Marte: A Incrível Jornada de Um Cientista Brasileiro até a NASA”, publicado pela Editora Sextante.

“Eu tinha três objetivos quando escrevi esse livro, o primeiro era contar a minha história, de como saí de uma cidade de 4 mil habitantes no interior de Minas e fui parar na NASA”, diz Gontijo. Segundo o cientista brasileiro, o seu intuito em contar a sua trajetória era mostrar que suas conquistas estão ao alcance da maioria das pessoas.

“Outra coisa que eu faço no livro é falar sobre os 25 séculos de conhecimento acumulado que temos em astronomia em geral e sobre o planeta Marte, em particular. Também falo como a gente projeta, constrói e lança um veículo ao planeta Marte, discutindo todos os detalhes sobre os problemas que acontecem”, completa.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF