Oito em Ponto

Dia de Tirantes: Jornalista relembra relevância da data

Lucas Figueiredo, autor do livro “O Tiradentes: Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier”, participou do programa Oito em Ponto nesta quarta-feira (21)


21/04/2021 12h20




Nesta quarta-feira (21), é celebrado o Dia de Tiradentes. Para falar sobre o assunto, o programa Oito em Ponto contou com a participação do jornalista Lucas Figueiredo, autor do livro “O Tiradentes: Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier”, publicado pela Cia. das Letras.

Em entrevista ao jornalista Alexandre Ingrevallo, Figueiredo falou sobre a Inconfidência Mineira, e os interesses daqueles que estavam envolvidos na revolta de caráter separatista, ocorrida no final do século XVIII.

O movimento foi organizado pela elite de Minas Gerais e foi descoberto pela Coroa portuguesa antes mesmo de ser iniciado. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos membros mais participativos da revolta.

“Os interesses eram muito diferenciados, a grande maioria tinha interesses pessoais, eram homens de negócios, grandes fazendeiros, desembargadores e advogados que estavam insatisfeitos com o sistema colonial. Agora muitos deles tinham propósitos políticos nobres, pretendiam conseguir uma independência de Portugal para o território de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e fundar uma República aqui”, diz o jornalista.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiária sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF