Oito em Ponto

Mayana Zatz lança livro sobre histórias de vida de pessoas com mais de 80 anos

Em “Legado do Genes”, geneticista mostra de modo simples e acessível, como se dão alterações fisiológicas que ocorrem com o passar dos anos


22/07/2021 11h04

O conhecimento genético tem se mostrado fundamental para entender a complexidade da Covid-19 e seus efeitos em diferentes perfis da população brasileira. Os resultados desses estudos terão cada vez mais impacto na realidade clínica, seja na detecção e no controle da doença desenvolvida pelo Sarscov – 2, seja na descoberta de tratamentos de outras patologias e síndromes.

Baseado no projeto 80+, a Coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco, Mayana Zatz, acaba de lançar, em parceria com a jornalista Martha San Juan França, o livro “O Legado dos Genes”, publicado pela Companhia das Letras.

A obra conta histórias sobre octogenários, nonagenários e até alguns centenários que impressionam pela agilidade mental, disposição e capacidade de inspirar os mais jovens. E mostra, de um modo simples e acessível, como se dão alterações fisiológicas que ocorrem com o passar dos anos, como são feitas as pesquisas científicas na área da genética – suas etapas, pormenores e dificuldades diárias – e como elas podem ser chave para um envelhecimento saudável.

Para a geneticista, “estudar o genoma dos brasileiros idosos é particularmente promissor porque, sobretudo aqueles que não tiveram acesso a medicina de ponta, já passaram por um processo de seleção natural, e sua boa saúde está, portanto, mais associada à genética”

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF