Oito em Ponto

“A gente não pode seguir a direção da nossa saúde tentando responder uma sociedade que nós sabemos que está doente”

Em entrevista ao Oito em Ponto, a psicanalista Vera Iaconelli comentou sobre a decisão da atleta Simone Biles de optar pela sua saúde mental.


30/07/2021 12h30

Na última terça-feira (27), a ginasta americana Simone Biles surpreendeu o mundo ao desistir de participar das provas finais nas Olimpíadas de Tóquio.

Depois de erros e uma nota insatisfatória para os padrões da atleta, Simone Biles decidiu não continuar na disputa, e justificou a atitude como uma forma de se preservar mentalmente. A americana que é considerada a melhor de sua modalidade, chegou aos Jogos com a expectativa de levar várias medalhas de ouro para os EUA.

Em entrevista ao Oito em Ponto com Sergei Cobra, a psicanalista Vera Iaconelli comentou a decisão de Biles de valorizar a sua saúde mental, e a dificuldade de desistir e de reconhecer os próprios limites quando se é necessário.

Para Iaconelli, o gesto da atleta nos diz muito sobre uma questão tão central, e tão atual, quanto a saúde mental na sociedade contemporânea. “A gente não pode seguir a direção da nossa saúde tentando responder uma sociedade que nós sabemos que está doente. Desde o começo somos cobrados pelos pais, e há um monte de exigências que são boas, mas o estilo de vida que nós temos vivido na modernidade não é saudável. Há uma exigência excessiva e irreal. [...] A gente não consegue dar 100% em todas atividades, e isso é o que está sendo cobrado.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar no 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF