“O problema não é a urna, é o digitador dela”, diz Clever Vasconcelos
Promotor de Justiça fala sobre as mudanças do novo código eleitoral
21/09/2021 11h08
O Promotor de Justiça e doutor em Direito do Estado, Clever Vasconcelos, conversou com Sergei Cobra no Oito em Ponto desta terça-feira (21) e afirmou que o novo código eleitoral aprovado pela Câmara dos Deputados, e agora em análise no Senado, é mais instrumental do que material.
Na prática, as mudanças não surtirão tanto efeito. “Foi uma reforma feita a 4 paredes, nos gabinetes”, comentou Vasconcelos. Segundo ele, as mudanças favorecerão a diminuição da fiscalização dos votos e o tempo de inelegibilidade de um candidato que não tenha a ficha limpa.
Vasconcelos ainda disse que o problema não é a urna, é o digitador dela. “A urna eletrônica é extremamente confiável, 100% auditável”. Relembrando que o eleitor não pensa no tempo em que o candidato escolhido estará exercendo o mandato, disse o promotor.
Sobre a mudança nas pesquisas eleitorais, o promotor disse que o eleitor pode mudar seu voto dependendo do resultado das pesquisas. Citando que as pessoas votam no candidato que possam derrotar quem elas não querem que seja escolhido.
O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP
REDES SOCIAIS