Oito em Ponto

Auxílio Brasil: “parte desse dinheiro vai tapar a inflação passada”

Cientista político analisa estratégia do governo para emplacar o novo Bolsa Família


25/10/2021 11h53

O cientista político Rafael Cortez, sócio da Tendências Consultoria, participou do Oito em Ponto desta segunda-feira (25) para comentar as movimentações do ministério da Economia no drible do teto de gastos para a criação do Auxílio Brasil. Segundo ele, a mudança de nome do novo “Bolsa Família” se trata apenas de uma estratégia eleitoral.

“O efeito político que isso possa ter dependerá do cenário econômico como um todo”, comenta Cortez se referindo ao aumento do valor do novo auxílio proposto para as populações mais vulneráveis. “O que se pode comprar com esse dinheiro na pratica não vai aumentar porque vai tapar parte da inflação passada”.

O cientista político conta que a solução encontrada por Guedes para não romper o limite do teto de gastos foi a criação de uma emenda para que a inflação seja medida no final do ano. “Além disso o governo encontrou também uma brecha na dívida dos precatórios”.

Cortez finaliza dizendo que o desenho da nova política proposta pelo governo Bolsonaro não será o suficiente para colocar o presidente da República como o favorito para a reeleição de 2022.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF