Oito em Ponto

Imposto Solidário: Como ajudar organizações sociais sem gastar um centavo

Rodolfo Schneider explica que 6% do valor do imposto de renda pode ser destinado a causas sociais


25/11/2021 13h35

Com a chegada do fim do ano, a solidariedade volta a ganhar espaço na vida dos brasileiros. O imposto solidário é uma das formas de ajuda que pode ser realizada sem gastar um centavo a mais por isso. Para entender como funciona esse tipo de contribuição, Sergei Cobra conversou com o gerente de engajamento e mobilização de recursos do Marista Escolas Sociais, Rodolfo Schneider.

Segundo o gerente de engajamento, mais de 96% das pessoas que poderiam destinar o imposto de renda para causas sociais, não o fazem. Ele conta que cerca de 4 bilhões de reais poderiam ser enviados para as organizações sem fins lucrativos. “Precisamos fazer isso chegar para as pessoas”.

Para poder realizar a doação do imposto solidário, Schneider diz que o primeiro passo é identificar se a pessoa tem o formulário completo na Receita Federal. Em seguida, calcular o valor da contribuição para a instituição que o doador se identifica com a causa, sendo 6% a quantia máxima da doação dentro do valor do imposto de renda. “Se eu pago 10 mil reais de imposto de renda ao ano, eu posso doar 600 reais desse valor para organizações sociais”.

Schneider finaliza contando sobre o site impostosolidario.org.br, espaço dedicado na internet para mostrar projetos sociais que podem ser beneficiados pela iniciativa, além de disponibilizar uma calculadora online para que os contribuintes possam verificar o valor correto que podem doar.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão do profissional habilitado Daniel Vidal - MTB: 19320/MG

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF