Oito em Ponto

Infectologista explica o que se sabe da nova variante Ômicron

Raquel Muarrek diz que as vacinas terão que se adaptar as novas mutações


02/12/2021 12h32

Nesta quarta-feira (01), a cidade de São Paulo registrou o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil. Para entender o que se sabe da nova mutação e os riscos de transmissão, no Oito em Ponto desta quinta-feira (02), Sergei Cobra conversou com a infectologista Raquel Muarrek.

Segundo Raquel, a sensação de incômodo na garganta, cansaço progressivo e um pouco de febre, assim como as outras mutações, são alguns dos sintomas que se sabe até o momento da nova variante Ômicron.

“O vírus quer se desenvolver, ele precisa sobreviver, com isso ele sobrevive através das mutações”, afirma a infectologista. Raquel destaca que as vacinas existentes precisarão se a adaptar para poder imunizar contra as novas variantes. "É certeza que as vacinas terão que se adaptar".

A infectologista ainda diz que países que não tenham a vacina ou possuem baixa taxa de vacinação acabam contaminando mais a população onde se ocasionam as novas mutações do coronavírus. “Isso acontece em países menos vacinados”.

A infectologista termina fazendo o pedido que todos façam uso da vacina.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças