Oito em Ponto

Renato Kfouri diz que apenas 15% da população terá acesso ao autoteste de Covid

Infectologista apoia nova modalidade de testagem, mas afirma que é uma ferramenta elitista


17/01/2022 13h21

No Oito em Ponto desta segunda-feira (17), para falar sobre o avanço da pandemia, a escassez de testes e a vacinação infantil, Sergei Cobra conversou com o infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações Renato Kfouri.

“Nós estamos vivendo no pior momento em termos de infecção da doença”, avalia o infectologista. Segundo ele, o grande erro na gestão da pandemia é a falta de uma política de testagem em todo o país. Embora seja compreensível a dificuldade no rastreamento dos casos ativos em todo território nacional, testar, isolar e rastrear é importante para o controle de novos casos, avalia. “Não adianta apenas testar e não rastrear”.

Sobre o crescimento na procura de testes de Covid, Kfouri lamenta as grandes filas nos serviços de emergência e observa que a autotestagem é uma ferramenta elitista. Ele comenta que a nova modalidade de testes reduzirá as filas nos serviços de saúde, mas que é necessário ser feito um serviço de notificação e rastreio da autotestagem. “Quem pode pagar por esses testes corresponde a 15% da população”.

Ele ainda afirma que a epidemia da influenza terá uma temporada curta e que seu controle é mais fácil de ser feito por já existir vacina.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF