Oito em Ponto

Coordenador de políticas educacionais fala sobre a implementação do Novo Ensino Médio

Ivan Gontijo, do Todos Pela Educação, explica o que muda com a grade curricular


20/01/2022 13h26

No Oito em Ponto desta quinta-feira (20), para falar sobre os desafios e projeções na implementação do Novo Ensino Médio, Sergei Cobra conversou com o Coordenador de políticas educacionais do Todos Pela Educação Ivan Gontijo.

Segundo Gontijo, o Brasil precisa aumentar a jornada de estudos das escolas para viabilizar uma nova forma de ensino. Como por exemplo Pernambuco, que conseguiu universalizar a escola de tempo integral diminuindo a evasão escolar. Ele conta que atualmente, cerca apenas 10% das matrículas do ensino médio no país fazem parte desse sistema integral de ensino.

Questionado por quais motivos os estudantes abandonam os estudos, Gontijo diz que existem dois elementos importantes que precisam ser destacados. O primeiro tem relação com a escola, onde o aluno não consegue enxergar que passar 4 horas dentro da sala fará ele construir uma vida de sucesso. O segundo ponto está nos contextos externos fora da escola, em que a gravidez prematura e a necessidade de jovem entrar no mercado de trabalho, atrapalham o estudante de permanecer nas escolas.

Sobre a solução para os maiores problemas do Brasil, Gontijo afirma que "sem educação não seremos capazes de resolver nossos maiores problemas".

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF