Oito em Ponto

Guerra na Ucrânia: “Putin conseguiu reunir a Europa de maneira impensável antes”

Kai Enno Lehmann, doutor em Relações Internacionais da USP, fala sobre os impactos da guerra na Ucrânia


07/03/2022 11h27

No Oito em Ponto desta segunda-feira (07), para comentar as últimas movimentações da guerra na Ucrânia e as sanções impostas pelos países que estão contra os ataques russos, Sergei Cobra conversou com o professor doutor em Relações Internacionais da USP, Kai Enno Lehmann.

Segundo o professor, os países já estão usando todas as sanções possíveis para barrar os ataques russos na Ucrânia. Caso as restrições contra a economia de Putin sigam em vigor, Lehmann analisa que o resultado será muito ruim para a Rússia e seus aliados.

Sobre os países que dependem do gasoduto russo, o professor avalia a necessidade de uma conversa urgente para que a Europa se torne mais independente na produção de energia. “Putin conseguiu reunir a Europa de maneira impensável antes”, afirmou.

Em relação as ameaças nucleares, Lehmann diz que não enxerga Vladimir Putin planejando um ataque -. “Me parece que a guerra está indo tão mal para Putin que em algum momento ele terá que buscar alguma saída caso ele queira sobreviver”.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Gabriela Reis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF