Oito em Ponto

Felipe Loureiro diz que exército ucraniano não aguentará por muito tempo

Especialista avalia que ataques russos tem afetado de forma significativa o país vizinho


09/03/2022 12h16

A guerra na Ucrânia chegou ao seu 14º dia com mais de 2 milhões de refugiados e novas sanções contra a Rússia. Para falar sobre este assunto, Sergei Cobra conversou com o professor de relações internacionais da USP, Felipe Loureiro.

Segundo Loureiro, os termos apresentados por Vladimir Putin, sobre o acordo para fim da guerra, são soberanos e desiguais. O reconhecimento da Criméia como território russo, além de Donetsk e Lugansk como regiões independentes, são pedidos difíceis para que o governo de Volodimir Zelensky possa aceitar, avalia.

O professor compara também a desigualdade entre as forças ucranianas e russas: “Me parece que uma resistência a longo prazo só vai causar danos significativos”. Para ele, a Rússia tem afetado de forma significativa o país, como por exemplo o sul da Ucrânia, que atualmente está sem água, sem energia e correndo o risco de sofrer uma crise humanitária.

Sobre as baixas dos soldados na guerra, Loureiro diz que a Rússia não esperava uma resistência ucraniana tão forte e diz que Kiev não conseguirá resistir as tropas russas por muito tempo.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Gabriela Reis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF