Oito em Ponto

Economista explica valorização do real em meio à guerra na Ucrânia

Paulo Dutra diz que aumento de taxa de juros no país colabora para atrair investidores internacionais


30/03/2022 13h23

No Oito em Ponto desta quarta-feira (30), Sergei Cobra conversou com o economista e Coordenador do curso de ciências econômicas da FAAP, Paulo Dutra, para falar sobre a valorização do real e sua relação com queda do dólar no Brasil.

Segundo o economista, a diminuição da quantidade dos dólares usados em outros países é vista como algo comum. Ele explica que a redução está relacionada com algumas sanções externas impostas ao comércio mundial. No caso da Rússia foi a retirada do país do swift, que é o sistema de transação internacional, feita pelos bancos comerciais e tendo como sua principal moeda o dólar. “Isso acende uma luz para todos os países [...] porque o controle disso é basicamente feito pelos Estados Unidos.”

Questionado se a queda do dólar está relacionada com a inflação, Dutra conta que, no caso do Brasil, o Banco Central brasileiro fez uma política de contenção da taxa da inflação, aumentando a taxa real de juros do país. Ele avalia que esse aumento é positivo para o Brasil, pois ajuda a atrair investidores internacionais para a compra do Real, e também para a aplicação desse valor em títulos da dívida pública brasileira.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Gabriela Reis

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF